PROCEDIMENTOS
PROCEDIMENTOS
Restauração da Cartilagem do Joelho
Técnica cirúrgica para reparar a cartilagem articular danificada na articulação do joelho, estimulando o crescimento da cartilagem ou transplantando a cartilagem em áreas com defeitos para aliviar a dor e restaurar a função normal do joelho.
Estes danos podem ocorrer devido ao desgaste normal das articulações do joelho, uso repetitivo, envelhecimento, lesões ou outras condições hormonais, como osteocondrite dissecante (OCD).
Quando a cartilagem é danificada, pode causar dor intensa, inflamação, rigidez e diminuição da amplitude de movimento do joelho. Devido à sua natureza avascular (ausência de suprimento de sangue), a cartilagem não pode se reparar e, portanto, o tratamento cirúrgico geralmente é necessário para restaurar a função da cartilagem e prevenir a progressão do dano para artrite.
A maioria dos procedimentos de restauração de cartilagem pode ser realizada artroscopicamente, o que contribui para uma recuperação rápida, com o mínimo de dor. Em certos casos, a cirurgia aberta pode ser necessária para acessar a área afetada que requer incisões mais longas.
Alguns dos procedimentos mais comuns para restauração da cartilagem do joelho incluem:
- Microfratura: Neste método, vários orifícios são criados na superfície da articulação lesada usando uma ferramenta afiada. Este procedimento estimula uma resposta de cura, criando um novo suprimento de sangue que resulta no crescimento de uma nova cartilagem.
- Perfuração: Neste método, um instrumento de perfuração é usado para criar orifícios na superfície da junta lesada. Fazer furos cria um suprimento de sangue e estimula o crescimento de uma nova cartilagem. Embora o método seja semelhante à microfratura, é menos preciso e o calor produzido durante a perfuração pode danificar outros tecidos.
- Artroplastia de abrasão: este procedimento é semelhante à perfuração, mas um objeto semelhante a um metal de alta velocidade é usado para remover a cartilagem danificada em vez de brocas ou fios.
- Transplante de autoenxerto osteocondral: tecido de cartilagem saudável (enxerto) é retirado do osso que suporta menos peso e é transferido para o local da articulação lesado. Este método é usado para defeitos de cartilagem menores.
- Transplante de aloenxerto osteocondral: Um tecido de cartilagem (enxerto) é retirado de um doador e transplantado para o local da lesão. A técnica de aloenxerto é recomendada se uma parte maior da cartilagem estiver danificada.
- Implantação de condrócitos autólogos: neste método, um pedaço de cartilagem saudável de outro local é removido usando uma técnica artroscópica e cultivado em laboratório. As células cultivadas formam um remendo maior que é então implantado na parte danificada por cirurgia aberta.