PROCEDIMENTOS
PROCEDIMENTOS
Restauração da Cartilagem da Articulação Patelofemoral
A cartilagem articular ou hialina é o tecido que reveste a superfície dos dois ossos em uma articulação, ajudando os ossos a se moverem suavemente uns contra os outros e podendo suportar o peso do seu corpo durante atividades e movimentações.
Por ser uma cartilagem articular, não apresenta suprimento sanguíneo direto, portanto, apresenta menos capacidade de se auto-reparar. Caso esta estrutura venha a ser danificada, ela não cicatriza facilmente, podendo levar à degeneração da superfície articular, levando ao desenvolvimento de osteoartrite.
Lesões nesta estrutura são a principal indicação para o procedimento que pode ocorrer como resultado de instabilidade patelar, uso excessivo, trauma, acidentes, lesão mecânica (queda), lesões esportivas ou doença articular degenerativa (osteoartrite) que ocorre em adultos mais velhos. Os sintomas podem incluir dor, inchaço, rigidez, deformidade visível, diminuição da amplitude de movimento e perda da função do joelho.
Nestas condições, é necessário realizar a restauração da cartilagem da articulação patelofemoral, por meio da técnica cirúrgica de reparação da cartilagem articular danificada ou desgastada, estimulando o crescimento da cartilagem ou transplantando a cartilagem em áreas com defeitos, a fim de aliviar a dor e restaurar a função normal do joelho.