PROCEDIMENTOS

PROCEDIMENTOS

Reparo do Manguito Rotador

O manguito rotador é composto por um conjunto de 4 músculos: o subscapular, o supraespinhal, o infraespinhal e o redondo menor, cuja função é estabilizar e tornar possível a movimentação do ombro.

As lesões nesta região são frequentes em virtude de uma série de fatores, como fraturas e luxações, envelhecimento, uso excessivo do ombro e, até mesmo, condições genética.

Nestes casos, os principais sintomas são dor intensa na região do ombro (com piora progressiva e maior incidência durante a noite)  e perda de força nos braços (que pode impossibilitar a execução de movimentos).

O reparo do manguito rotador é uma cirurgia destinada a reparar uma lesão ou rompimento ocorrida esta região.

Na maioria das vezes, é realizada através de um procedimento minimamente invasivo, por via artroscópica, com a utilização do artroscópio (pequeno instrumento de fibra óptica que consiste em uma lente, uma fonte de luz e uma câmera de vídeo) que projeta as imagens do interior da articulação em um grande monitor, permitindo que o cirurgião observe qualquer dano, avalie o tipo de lesão e conserte-o sem danificar as estruturas.

Tal procedimento, quando bem sucedido, contribui para uma diminuição do tempo de pós-cirúrgico, retorno às atividades cotidianas de maneira rápida e maior sensação de bem-estar, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do paciente.