PROCEDIMENTOS
PROCEDIMENTOS
Cirurgia Meniscal
Procedimento cirúrgico minimamente invasiva empregado para o tratamento de tecidos meniscais lesados ou danificados no joelho.
A ruptura do menisco é a lesão mais comum no joelho em atletas, especialmente aqueles envolvidos em esportes de contato. Uma flexão ou torção repentina pode causar esta lesão. Já os idosos, são mais propensos a rupturas meniscais degenerativas, pois a cartilagem se desgasta e enfraquece com a idade.
Os sintomas mais comuns desta condição são dor, inchaço, rigidez, sensação de travamento no joelho, tornando-o incapaz de mover o joelho em toda a sua amplitude de movimento.
O tratamento depende do tipo, tamanho e localização da ruptura, bem como da idade e nível de atividade do paciente. Se a ruptura for pequena, com danos limitados à borda externa do menisco, o tratamento não cirúrgico pode ser suficiente. No entanto, se os sintomas não desaparecerem, o tratamento cirúrgico pode ser recomendado, sendo a artroscopia do joelho o procedimento cirúrgico comumente recomendado nestes casos.